top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

A cerveja e a origem do pH

Não são poucas as descobertas, inventos e conceitos que nasceram em cervejarias. Desde novos gases, leis da termodinâmica ou muito da bioquímica nasceram aí.


Em 1909, no laboratório da cervejaria Carlsberg na Dinamarca, o bioquímico Søren Sørensen, chefe do laboratório, tinha a tarefa de desenvolver métodos para controlar melhor os processos de fermentação.


Ele se deu conta que a concentração de íon H+ impactava bastante o sabor final, porém esta medida bruta não era confortável pois continha uma grande quantidade de zeros, e no dia a dia não era funcional.


Foi então que ele desenvolveu um conceito para deixar esta medida mais prática, utilizado uma escala logarítmica, que ele chamou de “força do hidrogênio” e difundiu este conhecimento através das revistas da época com o símbolo pH•, que hoje escrevemos simplesmente pH.


O conceito de pH, talvez um dos mais conhecidos da química, atualmente é utilizado em diversas áreas: oceanografia, agricultura, nutrição e medicina. E com certeza é um dos parâmetros mais utilizados no tratamento de águas e efluentes.


Conheça nossos cursos on-line aqui: aguaeefluentes.com.br/cursos




45 visualizações0 comentário

Comments


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page