top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Biodigestor: uma alternativa ao sistema fossa-filtro

Os sistemas de tratamento individuais ainda são bastante utilizados em locais onde não há rede coletora de esgotos, como em municípios pequenos e na zona rural. Uma das alternativas mais difundidas é a fossa séptica (ou tanque séptico) seguida de filtro anaeróbio, também conhecida por sistema por fossa-filtro.


Este sistema, além de fácil instalação e manutenção, pode reduzir a carga orgânica e de sólidos do esgoto consideravelmente. De acordo com a NBR 13969:1997, o sistema combinado pode remover entre 40 a 75% de DBO e de 60 a 90% dos sólidos suspensos.


O destino do esgoto tratado pode ser a rede pluvial, sumidouro, corpos hídricos superficiais, além de outros, inclusive o reúso local da água para fins não potáveis.


O adequado funcionamento exige a remoção do lodo acumulado com a frequência estabelecida no projeto (de 1 a 5 anos), e a instalação de caixa de gordura para pré-tratamento dos despejos da pia da cozinha e lava-louças. Também não deve passar pelo sistema a água da chuva coletada na residência.


O sistema fossa-filtro tradicional é geralmente fabricado em alvenaria, contendo duas partes separadas (uma para a fossa e a outra para o filtro), e interligadas por uma tubulação. A remoção de lodo normalmente é feita através de sucção por caminhão limpa fossa.


Uma alternativa mais moderna do sistema tradicional é o biodigestor, ou fossa séptica biodigestora, o qual inclui as duas etapas de tratamento em um único equipamento, como pode ser visto na imagem. Ela é fabricada em polietileno, ou seja, um material resistente e leve, facilitando consideravelmente a sua instalação.


O lodo em excesso é removido através de uma tubulação de descarte, e disposto em um leito de secagem simples construído ao lado do biodigestor, não necessitando, assim, de caminhão para a remoção de lodo.


A SanecomFibra fornece o biodigestor em 3 tamanhos diferentes: de 600, 1300 e 3000 litros. O número de pessoas atendidas por cada modelo irá variar de acordo com o empreendimento, que você pode conferir neste link: https://www.sanecomfibra.com.br/biodigestor---sistema-fossa-filtro


216 visualizações0 comentário

Comments


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page