top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Bomba Dosadora de Diafragma

As bombas dosadoras de produtos químicos são importantes em diversas aplicações, pois fornecem uma dosagem precisa de líquidos para garantir a qualidade, segurança e eficiência dos processos.


Algumas das principais áreas de aplicação das bombas de dosagem incluem: tratamento de água e efluentes, indústria química, petroquímica, alimentícia, farmacêutica, entre outras.


No tratamento de água e efluentes, por exemplo, as bombas dosadoras são utilizadas para adicionar os coagulantes nos processos físico químicos, como sulfato de alumínio, PAC, cloreto férrico, entre outros. E também na etapa de desinfecção, dosando produtos à base de cloro, como o hipoclorito de sódio, ou outros desinfetantes alternativos.


Nos sistemas de osmose reversa, as bombas dosadoras são utilizadas para adicionar os produtos necessários para manter as membranas limpas e diminuir a formação de incrustações que podem obstruí-las.


Um dos tipos mais utilizados de bombas dosadoras é a bomba de diafragma. Ela possui uma alta precisão de dosagem, e pode ser utilizada para bombear vários tipos de líquidos, inclusive os mais corrosivos, pois suas peças podem ser fabricadas com materiais de alta resistência química.


A bomba diafragma funciona da seguinte maneira:


- O diafragma executa dois movimentos: a sucção e a pressurização. Quando o eixo da bomba é recolhido, o diafragma (que é flexível) se deforma e o líquido entra pela válvula de retenção inferior e é acumulado no corpo da bomba. No momento em que o eixo da bomba é pressionado, o líquido é expulso do corpo da bomba saindo pela válvula de retenção superior.


- A quantidade de líquido a ser bombeada pode ser alterada de duas formas: variando a extensão do curso que o eixo percorre (Stroke) ou variando simplesmente a frequência de impulsão do eixo (Speed). Porém, muitos modelos possuem apenas o ajuste da frequência como forma de variar a vazão de líquido a ser dosado.


Disponibilizamos na aba Produtos Recomendados em nosso site os links de diversos modelos de bombas de dosagem, de diferentes marcas, que você pode conferir clicando AQUI.


Confira no vídeo abaixo como deve ser feita a instalação correta de uma bomba dosadora:




46 visualizações0 comentário

Comentarios


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page