top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

CIP - Limpeza química das membranas de osmose reversa

A limpeza química das membranas de Osmose Reversa (ou inversa) é um processo fundamental para garantir o máximo desempenho e a longevidade dessas membranas. Uma limpeza química adequada pode prolongar a vida útil das membranas em até 30%, além de melhorar significativamente a qualidade da água produzida e reduzir o consumo energético da planta.

A limpeza química, chamada de CIP (do inglês, Cleaning-In-Place) é necessária porque, ao longo da operação, as membranas de osmose acumulam depósitos minerais, biofilme e outros contaminantes que vão aumentando a resistência à passagem da água. Se este efeito for contínuo, pode se chegar em um ponto em que ele é irreversível.

De modo geral, o CIP deve ser efetuado cada vez que se atinja qualquer uma destas 2 condições na operação:

- Redução da vazão em 10%;

- Aumento do diferencial de pressão em 15%.

Estas condições devem ser sempre normalizadas, ou seja, ajustadas para que levem em consideração as variações com relação à temperatura.

A limpeza química envolve a utilização de soluções químicas específicas para dissolver os depósitos acumulados na superfície da membrana. O tipo de solução química a ser utilizado depende do tipo de contaminante e do tipo de membrana. É importante seguir as recomendações do fabricante da membrana em relação às soluções químicas e procedimentos de limpeza para evitar danos à membrana.

A limpeza química deve ser realizada regularmente, com base na frequência de uso e nas condições da água de alimentação. É importante lembrar que a limpeza química não deve ser vista como um substituto para a manutenção adequada da membrana, incluindo o pré-tratamento adequado e a proteção contra os danos mecânicos.

A B&FDias oferece o serviço de locação de unidades móveis de osmose reversa, com sistema de limpeza química incluso. Oferece também outros produtos e serviços relacionados ao sistema de osmose reversa.

Confira em: bfdias.com.br



103 visualizações0 comentário

Kommentarer


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page