top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Condutividade e TDS


Condutividade e TDS (Sólidos dissolvidos totais) são muitas vezes considerados iguais, mas não são. A condutividade é uma medida da capacidade de uma substância de conduzir eletricidade. Então, se estamos lidando com matéria inorgânica puramente dissolvida como um sal de NaCl em água ultrapura, então o TDS pode ser obtido com bastante precisão com uma medição de condutividade, mas este não é o caso na maioria das vezes.


A condutividade elétrica da água está diretamente relacionada à concentração de sólidos ionizados dissolvidos na água. Os íons dos sólidos dissolvidos na água criam a capacidade dessa água em conduzir uma corrente elétrica, que pode ser medida usando um medidor de condutividade convencional. Quando correlacionada com medições laboratoriais de TDS, a condutividade fornece um valor aproximado para a concentração de TDS, geralmente com precisão aproximada de 10%.

Veja que falamos que condutividade e TDS são "correlacionados". Escrevemos assim porque não se pode simplesmente converter uma unidade em outra. Devemos medir a condutividade da solução e depois medir seu TDS de maneira gravimétrica, aí então podemos comparar os dois valores e usar a condutividade para estimar o TDS de amostras semelhantes.


Como o TDS é medido ?

Os métodos gravimétricos são os mais precisos e envolvem a evaporação do solvente líquido e a medição da massa de resíduos deixados. Este método é geralmente o melhor, embora seja mais demorado e mais caro.


E a condutividade?

A condutividade é uma medição muito mais rápida de realizar. Duas placas com uma distância conhecida entre elas têm um potencial elétrico aplicado a elas. A corrente pode então ser medida e convertida em condutividade ou resistividade (que é o inverso da condutividade)


A unidade SI de condutividade é Siemens por metro. As medições de condutividade são usadas rotineiramente em muitas aplicações industriais e ambientais como uma maneira rápida, barata e confiável de medir o conteúdo iônico em uma solução.

A unidade tradicional da condutividade é a μS/cm (micro-Siemens por centímetro). Os valores em μS/cm são menores do que aqueles em μS/m por um fator de 100 (ou seja, 1 μS/cm = 100 μS/m). Algumas vezes podemos nos deparar também com a unidade mho (inverso de ohm, que é a resistividade): 1 mho/m = 1 S/m.


Embora a condutividade e o TDS estejam intimamente relacionados, como vimos, são medidas diferentes.


Como regra geral, se sua preocupação é medir material inorgânico dissolvido como sais, um medidor de condutividade fornecerá uma aproximação razoável do valor, mas se você estiver tentando medir TDS de uma amostra de um rio, lago ou uma bacia, a leitura não será precisa.


Se cadastre em nossa newsletter aguaeefluentes.com.br



141 visualizações0 comentário

コメント


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page