Filtro Biológico Percolador
O filtro biológico percolador é um processo biológico bastante utilizado no Brasil para o tratamento de esgotos. E, por mais que possua esse nome, não possui a função de filtrar, e sim de fornecer suporte para a formação de uma película microbiana.
Ele consiste em um leito formado por um material suporte, geralmente pedras ou peças plásticas, onde o esgoto é aplicado em forma de gotas ou jatos, e percola em direção aos drenos de fundo. Esta percolação permite o crescimento bacteriano na superfície do material na forma de uma película fixa, denominada biofilme. Com a passagem do esgoto entre o material suporte, há um contato entre os microrganismos que formam o biofilme e o material orgânico, ocorrendo assim a decomposição biológica do esgoto.
O fundo do filtro possui aberturas por onde o ar entra, permitindo uma aeração natural do sistema. Este ar percorre os espaços entre o material suporte fornecendo o oxigênio necessário para as bactérias aeróbias do biofilme.
Na medida que o biofilme cresce, partes dele são desprendidas e carregadas pelo esgoto. Dessa forma, deve haver um decantador na sequência do filtro para remover este material.
Os filtros biológicos percoladores são utilizados principalmente no pós-tratamento de reatores anaeróbios UASB.
Você pode aprender sobre este e vários outros processos de tratamento no nosso Curso Básico de Tratamento de Esgoto Sanitário, que está com 30% de desconto. Confira clicando AQUI.

コメント