top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Filtro Biológico Percolador

O filtro biológico percolador é um processo biológico bastante utilizado no Brasil para o tratamento de esgotos. E, por mais que possua esse nome, não possui a função de filtrar, e sim de fornecer suporte para a formação de uma película microbiana.


Ele consiste em um leito formado por um material suporte, geralmente pedras ou peças plásticas, onde o esgoto é aplicado em forma de gotas ou jatos, e percola em direção aos drenos de fundo. Esta percolação permite o crescimento bacteriano na superfície do material na forma de uma película fixa, denominada biofilme. Com a passagem do esgoto entre o material suporte, há um contato entre os microrganismos que formam o biofilme e o material orgânico, ocorrendo assim a decomposição biológica do esgoto.


O fundo do filtro possui aberturas por onde o ar entra, permitindo uma aeração natural do sistema. Este ar percorre os espaços entre o material suporte fornecendo o oxigênio necessário para as bactérias aeróbias do biofilme.


Na medida que o biofilme cresce, partes dele são desprendidas e carregadas pelo esgoto. Dessa forma, deve haver um decantador na sequência do filtro para remover este material.


Os filtros biológicos percoladores são utilizados principalmente no pós-tratamento de reatores anaeróbios UASB.


Você pode aprender sobre este e vários outros processos de tratamento no nosso Curso Básico de Tratamento de Esgoto Sanitário, que está com 30% de desconto. Confira clicando AQUI.




44 visualizações0 comentário

コメント


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page