Legionella
A Legionella é um tipo de bactéria que pode ser encontrada em fontes naturais de água, como rios, lagos e riachos. Também pode ser encontrado em sistemas como torres de resfriamento, tanques de água quente e sistemas de ar condicionado, já que estas bactérias se adaptam muito bem às temperaturas e concentrações de sais geralmente encontradas nestes sistemas.
Ela é particularmente preocupante porque pode causar uma doença respiratória grave chamada doença do legionário ou legionelose. A doença é transmitida pela inalação de pequenas gotículas de água contaminadas com a bactéria. Os sintomas da doença do legionário podem incluir febre, calafrios, tosse e falta de ar e, em casos graves, pode levar à pneumonia e até à morte.
Uma das principais formas de prevenir a propagação da Legionella é através da manutenção e desinfecção adequadas dos sistemas de água. Isso pode incluir limpeza e desinfecção regulares de torres de resfriamento, descarga regular de tanques de água quente e uso de produtos químicos oxidantes ou bactericidas para controlar o crescimento bacteriano nestes sistemas.
Também é importante que se tomem medidas para evitar a exposição à Legionella. Isso pode incluir evitar a exposição à névoa ou vapor das torres de resfriamento e tomar precauções ao viajar para áreas onde as bactérias podem estar presentes na rede de abastecimento de água, principalmente onde não há a garantia de um residual de agente oxidante como o cloro livre na torneira.
No geral, a Legionella é uma preocupação séria e é importante que os indivíduos e os operadores de sistemas de água tomem medidas para evitar a propagação da bactéria e se proteger da exposição.
Quer receber conteúdos como este em seu e-mail? Cadastre-se na nossa newsletter em www.aguaeefluentes.com.br
Comments