top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Membranas: a fibra oca

Fibra oca é o tipo de membrana de ultrafiltração mais utilizado no tratamento de águas e efluentes. Elas levam este nome porque ela possui o formado de um cilindro com o interior vazio, daí o seu nome. Desta forma, o lado interno da fibra fica sempre separado do lado externo, e a filtração ocorre.

Existem duas formas de realizar a filtração com uma fibra oca: De-fora-para-dentro “outside-in” ou de-dentro-para-fora “inside-out”. Cada um tem a ver com o caminho que o filtrado percorre. Quando o filtrado é coletado no interior da fibra de membrana, chamamos o processo de outside-in. Geralmente se utiliza este processo quando a quantidade de sólidos em suspensão na água ou efluente é maior. Já o processo inside-out é utilizado geralmente quando a UF recebe já uma água de melhor qualidade, ou que passou por algum processo de clarificação prévio.

Se você se interessa pelo processo de ultrafiltração aplicados no tratamento de água e reúso, não perca o curso que recomendamos, do experiente instrutor Joaquim Marques Filho: https://hotm.art/9BugPH



Conhece o nosso telegram? lnkd.in/dPySkns

40 visualizações0 comentário

Комментарии


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page