top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Sabe como "preparar" seu lodo ativado para o inverno?

Atualizado: 16 de jul. de 2023

Esfriou né? Com a baixa nas temperaturas, principalmente no Sudeste e Sul do Brasil, a temperatura no efluente reduz também, o que pode afetar a qualidade do seu lodo ativado. Isso acontece pois cada tipo de bactéria tem uma faixa ideal de proliferação e, fora dessa faixa, podem ser mortas ou inativadas.

Segundo Girardi em Troubleshooting the SBR (2010), há uma relação direta entre a temperatura do efluente com a taxa de nitrificação, sendo que:


- Quanto maior a temperatura, maior a taxa de nitrificação;

- Quanto menor a temperatura, menor a taxa de nitrificação.


Portanto, uma população menor de bactérias nitrificantes é necessária para alcançar uma nitrificação aceitável com o aumento da temperatura das águas residuais. Enquanto uma população maior de bactérias nitrificantes é necessária para alcançar uma nitrificação aceitável durante a temperatura fria.


Mas como fazer isso? Aumentando a idade do lodo! E isso se faz ajustando a IDL desejada no cálculo de descarte de lodo excedente do reator.



Utilize esta fórmula para encontrar a IDL real e atual do seu lodo ativado, digamos que seja 10 dias. Então, recalcule com uma IDL maior que esta, como 12 dias. Você perceberá que seu volume de lodo a ser descartado diminuirá. Dessa forma, você terá uma quantidade maior de bactérias mais velhas dentro do reator para manter a taxa de nitrificação e, como bônus, estarão mais adaptadas para enfrentar qualquer choque de carga ou vazão.


Mas lembre-se: Qualquer alteração no sistema, como essa, deve ser feita de forma gradativa! Não vá aumentar sua IDL de 10 para 20 dias de um dia pro outro, devido risco de desestabilização do sistema.


Quer aprender mais sobre os microrganismos? Confira o curso online Microbiologia Básica de Lodos Ativados clicando AQUI.


Conteúdo produzido pela Engenheira Química Iuli Theisen, fundadora da página @bichinhosdaete.


24 visualizações0 comentário

Comentários


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page