top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Lodos ativados em batelada - SBR

Atualizado: 10 de mai. de 2023

O reator sequencial em batelada, ou SBR (do inglês Sequencing Batch Reactor), também conhecido por lodos ativados em batelada, possui o mesmo princípio de funcionamento que o processo de tratamento por lodos ativados, porém opera de forma descontínua. Os processos que ocorrem no tanque de aeração e no decantador secundário passam a acontecer em um único reator.


Para poder operar em batelada, o SBR funciona com ciclos, possuindo as seguintes etapas: enchimento, aeração, sedimentação, esvaziamento e repouso. Podem ser incluídas também etapas anaeróbias e anóxicas para a remoção de nutrientes.


A etapa de aeração utiliza sistema por ar difuso, e o esvaziamento é realizado por um equipamento que coleta o efluente clarificado sempre pela superfície, conhecido por decanter. O descarte do lodo biológico excedente geralmente ocorre na etapa de repouso.


Neste sistema são utilizados 2 ou 3 reatores em paralelo, de modo a sempre ter um disponível para receber o esgoto que está chegando na estação.


Duas grandes vantagens do SBR:


- é possível alterar o tempo de cada etapa, e com isso melhorar a eficiência de tratamento.

- economia de área, pois a etapa de aeração e decantação ocorrem no mesmo tanque.


Para saber mais sobre o SBR e entender como ele funciona, assista nossa aula grátis aqui:



Esta aula faz parte do nosso Curso Básico de Tratamento de Esgoto Sanitário, que atualmente está com 30% de desconto. Confira em nosso site ou no link da descrição do vídeo.

141 visualizações0 comentário

Comments


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page