top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Temperatura e seus efeitos no tratamento de água


Nas etapas do tratamento convencional de água, um dos principais fatores que podem afetar a eficácia do tratamento é a temperatura. Neste post apresentamos quais são os principais impactos causados pelas diferentes temperaturas no tratamento.


Coagulação e Floculação:


A coagulação e a floculação são os estágios iniciais do tratamento da água, onde coagulantes são adicionados na água para formar partículas maiores chamadas flocos. Esses flocos, se bem formados, vão ao fundo do decantador, sendo então removidos. No entanto, a temperatura pode afetar a eficácia desse processo. Altas temperaturas podem produzir flocos mais frágeis, que podem ser quebrados mais facilmente e então reduzindo a velocidade de decantação. Por outro lado, baixas temperaturas podem aumentar a quantidade de coagulante necessária para atingir os resultados desejados.


Desinfecção:


A desinfecção é o processo de inativação dos microrganismos nocivos na água para torná-la segura para o consumo. Um dos desinfetantes mais comumente usados é o cloro, que é mais eficaz em temperaturas mais altas. No entanto, temperaturas mais altas também podem aumentar a taxa de decomposição do desinfetante, o que significa que mais desinfetante deve ser dosado para que a água possa seguir até os pontos de distribuição mais distantes com a concentração mínima de cloro livre. Além disso, temperaturas elevadas também podem aumentar o crescimento de certos microrganismos, dificultando o controle da qualidade da água potável.


Corrosão:


A temperatura também pode ter um impacto na corrosão de tubulações e outros equipamentos de tratamento de água, como bombas e válvulas. Altas temperaturas aumentam a taxa de corrosão. Isso pode afetar a eficácia dos processos de tratamento, bem como a vida útil geral dos equipamentos utilizados.


Os três processos influenciados pela temperatura tem algo em comum: são todos reações químicas. A água, como um solvente universal, é o meio em que estas diferentes reações químicas acontecem. Tanto a coagulação, degradação do oxidante quanto a corrosão estão sob influencia da Equação de Arrhenius, que propôs que a cinética química é afetada pela temperatura, de forma exponencial.


Quer receber mais conteúdos como este? Inscreva-se na nossa newsletter: aguaeefluentes.com.br


73 visualizações0 comentário

コメント


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page