top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Bomba de Microbolhas - funcionamento e sua importância no flotador por ar dissolvido

Atualizado: 12 de nov. de 2023

A bomba de microbolhas é um componente primordial para o funcionamento eficiente do flotador por ar dissolvido, um processo utilizado no tratamento de água, esgoto e efluentes industriais, eficaz na remoção de uma ampla gama de contaminantes, incluindo sólidos em suspensão, óleos e graxas, matéria orgânica, algas e alguns contaminantes dissolvidos, como metais. Mas, afinal, o que é a bomba de microbolhas e qual é o seu papel nesse processo?

De forma resumida, a bomba de microbolhas tem como função promover a mistura de ar e água, que será introduzida no flotador em forma de microbolha. Ao passar pelo interior da bomba, a mistura é submetida a uma elevada pressão, causando a saturação do ar na água. Ao ser introduzida na célula de flotação, essa mistura saturada é exposta a uma redução brusca de pressão, permitindo a formação das microbolhas responsáveis pelo funcionamento do flotador. Além disso, a bomba de microbolha garante a vazão constante da mistura, favorecendo o desempenho do flotador. As microbolhas geralmente possuem tamanho entre 10 e 100 micras.


É importante ressaltar que a eficiência do flotador por ar dissolvido depende de uma bomba de microbolha bem dimensionada e eficiente. Devido ao ambiente agressivo e alta rotação, é necessário que a mesma seja fabricada em materiais de alto desempenho, garantindo a durabilidade do equipamento.


A MCLvale é uma empresa especializada na fabricação e fornecimento de flotadores por ar dissolvido e, por isso, desenvolveu uma bomba de microbolha verdadeiramente eficiente e durável, fabricada 100% em aço inoxidável, capaz de gerar microbolhas de tamanho entre 25 e 30 micras. Além da bomba de microbolha, a MCLvale dispõe de uma ampla gama de equipamentos para o tratamento de água, esgoto e efluentes industriais.


No vídeo você pode conferir as microbolhas sendo formadas no flotador, a partir da injeção da mistura de água e ar proporcionada pela bomba de microbolha da MCLvale.





27 visualizações0 comentário

Comentários


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page