Carvão Ativado e Antracito: Diferenças e Aplicações no Tratamento de Água
- Moisés Antônio Benvegnú
- há 4 dias
- 2 min de leitura

O carvão ativado e o antracito são materiais amplamente utilizados em sistemas de tratamento de água e efluentes, cada um com características físicas e químicas distintas que os tornam adequados para diferentes aplicações. Embora ambos sejam materiais carbonáceos, suas origens, processos de produção e mecanismos de atuação nos sistemas de filtração diferem significativamente.
O carvão ativado é produzido a partir de materiais orgânicos com alto teor de carbono, como madeira, casca de coco ou carvão mineral, que passam por um processo de ativação física ou química. Esse processo promove o desenvolvimento de uma estrutura altamente porosa, resultando em uma grande área superficial interna — característica que confere ao carvão ativado sua principal propriedade: a adsorção.
Essa estrutura permite a retenção de uma ampla variedade de contaminantes orgânicos, compostos voláteis, metais pesados e até mesmo cloro e odores, sendo amplamente empregado em etapas de polimento da água potável, remoção de micropoluentes, purificação de efluentes industriais, pré-tratamento de sistemas de desmineralização e osmose reversa.
Já o antracito é um tipo de carvão mineral naturalmente duro e com alto teor de carbono fixo. Ele não passa por um processo de ativação, sendo apenas lavado, triturado e peneirado em diferentes granulometrias para uso em sistemas de filtração. O antracito possui baixa porosidade interna em comparação ao carvão ativado, mas sua elevada dureza, forma angular e maior resistência ao desgaste físico o tornam ideal como meio filtrante em filtros de leito profundo.
Ele é especialmente eficaz na remoção de partículas em suspensão e sólidos dispersos, sendo utilizado como camada superior em filtros multimídia, acima da areia e dos seixos (pedregulho), por exemplo, favorecendo a retenção de partículas maiores e o aumento da eficiência hidráulica do sistema.
Do ponto de vista químico, o carvão ativado possui superfícies com grupos funcionais oxigenados, que interagem com diversos poluentes por mecanismos químicos e físicos. Já o antracito, devido à sua composição predominantemente carbonosa e menor reatividade superficial, atua apenas como meio físico de filtração. Assim, enquanto o carvão ativado é preferido para remoção de contaminantes dissolvidos, o antracito é indicado para tratamento físico, com ênfase na clarificação da água.
Portanto, a escolha entre carvão ativado e antracito deve considerar o tipo de contaminante a ser removido, as características do efluente ou água bruta e os objetivos do tratamento. Em muitos sistemas, ambos são utilizados de forma complementar, potencializando a eficiência global do processo.
A BBI Filtração fornece diversos tipos de elementos filtrantes para tratamento de água, incluindo carvão ativado, zeólitas, resinas de troca iônica, membranas e cartuchos. Possui fabricação própria de cartuchos de carvão ativado, a linha Carbon Block.
Entre em contato: bbifiltracao.com.br