top of page

Causa de Incrustação e Degradação de Membranas de Osmose Reversa

  • Foto do escritor: Moisés Antônio Benvegnú
    Moisés Antônio Benvegnú
  • 27 de ago.
  • 1 min de leitura
ree

Sistemas de membranas de osmose reversa, são amplamente utilizados no tratamento de água e efluentes, devido à sua eficiência na remoção de sais, compostos orgânicos e microrganismos. No entanto, seu desempenho é diretamente afetado pelas condições operacionais e pela qualidade da água de alimentação, o que pode levar a dois problemas principais: degradação e incrustação (“fouling”).


A degradação envolve a perda irreversível de integridade estrutural e funcional da membrana, enquanto a incrustação é o acúmulo de depósitos que obstruem o fluxo e reduzem a eficiência. Ambos os fenômenos resultam em maior custo de operação, mais limpezas químicas, redução da vida útil e, em casos extremos, substituição precoce.


Neste artigo, são apresentadas as três principais causas de degradação e as quatro principais causas de incrustação, além de estratégias para prevenção, com base em literatura técnica especializada. 


Confira arrastando a imagem para o lado.


BBI Filtração fornece membranas de osmose reversa, resinas de troca iônica e módulos de ultrafiltração da LG Chem / LG Water Solutions, além de diversos produtos para montagem de sistemas de tratamento de água, como vasos de pressão, tanques em PRFV, materiais filtrantes, filtros, válvulas, entre outros.


Entre em contato: bbifiltracao.com.br



Comentários


cursos.jpg
grupo.jpg
LIVROS.png
Anuncios blog (10).png
10 cursos.png
bottom of page