top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Conheça a Usina Verde de Compostagem de Campinas (SP)


A Usina Verde de Compostagem de Campinas (SP) é uma das ações de destaque da Administração Municipal para manter a gestão ambiental e sustentável da cidade em patamar elevado. Implementada há cerca de dois anos, a Usina Verde transforma, diariamente, cerca de 100 toneladas de resíduos em adubo orgânico, rico em nutrientes. Os resíduos são provenientes de lodo da estação de tratamento da Sanasa e de galharia e restos de poda de árvores da cidade. Em breve, passará a processar frutas e verduras, da Ceasa, também parceira no projeto.


O composto orgânico é utilizado no cultivo de mudas e plantas ornamentais do Viveiro Municipal de Campinas, no plantio de árvores e flores nas áreas verdes da cidade e nos experimentos com sementes do IAC (Instituto Agronômico de Campinas), que também é responsável por medir a fertilidade e certificar a qualidade do adubo. Campinas conseguiu, recentemente, o registro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para comercializar o adubo, que poderá ser adquirido por produtores rurais. Há 50 mil toneladas do composto armazenadas, prontas para a venda. A operação da Usina Verde proporciona enorme ganho em sustentabilidade para a cidade. Esses resíduos, ao serem transformados em adubo, deixam de ser enviados ao aterro sanitário, onde ocupariam espaço, e de emitir gases e líquidos nocivos, como o metano e o chorume. Além de contribuir com a preservação do meio ambiente, essa atividade gera uma economia mensal de R$ 1 milhão ao município. Quando passar a ser comercializado, aumentará a receita.

O projeto da Usina Verde foi elaborado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e funciona em parceria com a Sanasa, a Ceasa e o IAC. Fica numa área de 17 hectares dentro da Fazenda Santa Elisa, do IAC, onde também fica a sede da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, responsável pela operação e produção na Usina.


61 visualizações0 comentário

Comments


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page