Escherichia coli - Saiba mais sobre esta bactéria tão importante no tratamento do esgoto sanitário
- Moisés Antônio Benvegnú
- 25 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de jun.
A Escherichia coli (E. coli) é a principal bactéria do grupo de coliformes termotolerantes, sendo abundante nas fezes humanas e de animais de sangue quente, pois habita naturalmente o intestino dos mesmos.

Em geral é inofensiva e benéfica ao organismo, porém algumas cepas são patogênicas. É encontrada em esgotos, efluentes tratados e águas naturais sujeitas a contaminação recente por seres humanos, atividades agropecuárias, animais selvagens e pássaros.
A sua detecção laboratorial é bastante simples, principalmente devido aos recentes métodos fluorogênicos. Diferentemente dos coliformes totais e dos termotolerantes, E. coli é a única que dá garantia de contaminação exclusivamente fecal.
Por estas razões, há uma tendência atual em se utilizar predominantemente E. coli como indicador de contaminação fecal. No entanto, a sua detecção não dá garantia de que a contaminação seja humana, já que E. coli pode ser encontrada também em fezes de outros animais.
A detecção de contaminação fecal exclusivamente humana, ou seja, a exclusão da contaminação por outros animais, pressupõe a realização de sofisticados testes bioquímicos complementares, usualmente não efetuados em análises rotineiras.
Este conteúdo faz parte do nosso Curso Básico de Tratamento de Esgoto Sanitário, que você pode conferir clicando AQUI ou na imagem abaixo:
Como referência deste conteúdo e do curso acima, utilizamos o livro Introdução à Qualidade das Águas e ao Tratamento de Esgotos, do autor Marcos Von Sperling, que é o volume 1 da série Princípios do Tratamento Biológico de Águas Residuárias.
O livro é um clássico na área do saneamento e um dos livros mais utilizados no Brasil pelos profissionais deste setor. Mesmo sendo um livro introdutório, aborda diversos assuntos fundamentais sobre as características do esgoto sanitário, os problemas causados pelo esgoto e os processos de tratamento. Muito indicado para quem está iniciando nesta área. Você pode adquirir o livro clicando AQUI ou na imagem abaixo.