top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Estações de Tratamento de Água (ETAs) compactas e modulares

A estação de tratamento de água (ETA) possui a função de transformar a água bruta, que é captada de rios, lagos, ou aquíferos, em água potável, para pode ser utilizada pelas pessoas com segurança. Para isso, são utilizados processos físicos e químicos para remover as impurezas e contaminantes da água.

Uma ETA que utiliza o tratamento convencional possui, geralmente, as seguintes etapas: medição de vazão, correção de pH, coagulação e floculação, clarificação (decantação ou flotação), filtração, desinfecção, fluoretação (em alguns casos) e tratamento do lodo gerado.


Além da ETA, o sistema de abastecimento de água (SAA) possui ainda as etapas de captação, adução, reservação da água tratada, e a distribuição para os consumidores.


O tratamento convencional é consolidado em todo o mundo, e permite produzir água potável em atendimento à legislação vigente. A maioria das ETAs em operação no Brasil possui este tipo de tratamento. As ETAs em geral, principalmente as mais antigas e de maior porte, foram construídas em concreto.


Mesmo funcionando adequadamente, as ETAs em concreto, principalmente as de grande porte, levam bastante tempo para serem implantadas, geralmente por anos. Além disso, possuem pouca flexibilidade para alterações nos processos, como por exemplo nos casos de haver necessidade de aumentar a capacidade de produção de água, ou receber água bruta com qualidade inferior à usada na fase de projeto da ETA.


Como alternativa às ETAs de concreto, cada vez mais se tem utilizado ETAs compactas, pré-fabricadas e modulares. Geralmente elas são fabricadas utilizando materiais com alta resistência mecânica e química, são implantadas em poucos dias e são preparadas para a instalação de mais módulos em paralelo, caso haja necessidade do aumento de capacidade de tratamento.


A SaveWater fabrica e instala ETAs compactas em aço carbono e aço inoxidável. Além de possuir todas as etapas necessárias para o tratamento convencional, a empresa oferece também o sistema de captação e adução da água bruta, automação em geral do processo (análise de parâmetros e dosagem de produtos químicos, descarte de lodo, lavagem de filtros e medição de vazão), central de comando operacional, casa de química, tratamento de efluentes/desidratação de lodo, execução de obras civis necessárias, paisagismo e iluminação.


Confira no vídeo uma ETA compacta em aço carbono da SaveWater, implantada no estado do Rio Grande do Sul.


Saiba mais sobre a ETA compacta da SaveWater clicando aqui: http://savewater.com.br/produto-eta/




226 visualizações0 comentário

コメント


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page