top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

ETA com Flotação

Conheça a ETA compacta da Fast que utiliza o processo de flotação!



Para tratar águas captadas em rios, lagos e barragens, com o objetivo de torná-la potável ou adequada para uso em processos industriais, em conformidade com as normas vigentes, faz-se necessário a instalação de uma estação de tratamento de água, ou popularmente conhecida como ETA.


O tratamento da água bruta, principalmente de fontes superficiais, ocorre através dos seguintes processos: coagulação, floculação, clarificação, filtração e desinfecção. Em determinados estados, a fluoretação também é exigida como etapa adicional. Além disso, é necessária uma etapa de tratamento do lodo gerado na estação.


A coagulação e floculação são realizadas mediante a adição de produtos químicos específicos, que podem incluir sais inorgânicos (como sulfato de alumínio ou PAC) ou compostos orgânicos (como poliaminas, etc.).


A clarificação, processo onde a maior parte dos contaminantes são separados da água limpa, pode ser realizado por dois métodos de separação: flotação ou decantação.


Ambos os processos, decantação ou flotação, são altamente eficientes na remoção de sólidos precipitados ou em suspensão (coloides/partículas) e apresentam elevada redução nos demais parâmetros de cor, odor, sabor, entre outros.


Após a clarificação, a água tratada é enviada para o processo de filtração para remoção de partículas menores não removidas no processo de clarificação, e para desinfecção, que garantirá a inativação de organismos transmissores de doenças.


No vídeo você pode conferir uma ETA da Fast em operação, que utiliza o processo de flotação. Esta ETA foi implantada na CASAN com o objetivo de produzir água potável para abastecimento público.


Vantagens da ETA Fast:

- Estações pré-fabricadas que possuem menor tempo de instalação e rápido start-up, não dependendo das condições climáticas para construção;

- Estações compactas;

- Melhor custo x benefício por utilizar dosagem reduzida de químicos;

- Equipamento 100% nacional.


Saiba mais ou entre em contato para solicitar um orçamento em: fastindustria.com.br






29 visualizações0 comentário

Comments


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page