top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

ETA ultracompacta em SKID

A estação de tratamento de água (ETA) possui a função de transformar a água bruta, que é captada de rios, lagos, ou aquíferos, em água potável, para pode ser utilizada pelas pessoas com segurança. Para isso, são utilizados processos físicos e químicos para remover as impurezas e contaminantes da água.


Uma ETA que utiliza o tratamento convencional possui, geralmente, as seguintes etapas: medição de vazão, correção de pH, coagulação e floculação, clarificação (decantação ou flotação), filtração, desinfecção, fluoretação (em alguns casos) e tratamento do lodo gerado.


Além da ETA, o sistema de abastecimento de água (SAA) possui ainda as etapas de captação, adução, reservação da água tratada, e a distribuição para os consumidores.


O tratamento convencional é consolidado em todo o mundo, e permite produzir água potável em atendimento à legislação vigente. A maioria das ETAs em operação no Brasil possui este tipo de tratamento. As ETAs em geral, principalmente as mais antigas e de maior porte, foram construídas em concreto.


Mesmo funcionando adequadamente, as ETAs em concreto, principalmente as de grande porte, levam bastante tempo para serem implantadas, geralmente por anos. Além disso, possuem pouca flexibilidade para alterações nos processos, como por exemplo nos casos de haver necessidade de aumentar a capacidade de produção de água, ou receber água bruta com qualidade inferior à usada na fase de projeto da ETA.


Como alternativa às ETAs de concreto, cada vez mais se tem utilizado ETAs compactas, pré-fabricadas e modulares. Geralmente elas são fabricadas utilizando materiais com alta resistência mecânica e química, são implantadas em poucos dias e são preparadas para a instalação de mais módulos em paralelo, caso haja necessidade do aumento de capacidade de tratamento.


A SaveWater fabrica e instala ETAs ultracompactas, em formato SKID, para baixas vazões. Incluem toda parte elétrica e o sistema de preparo e dosagem de produtos químicos. Não exigem instalações auxiliares e a obra civil necessária é limitada a 1 piso. A empresa é pioneira na fabricação de ETAs ultracompactas.


Confira no vídeo uma ETA ultracompacta da SaveWater em funcionamento. A ETA foi fabricada em aço carbono com pintura especial, possui vazão de 35 m³/h, e foi instalada no estado de Goiás.


Saiba mais sobre a ETA compacta da SaveWater clicando aqui: http://savewater.com.br/produto-eta/



38 visualizações0 comentário

Comments


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page