top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Medição de vazão em canais abertos

A medição da vazão é uma etapa fundamental em estações de tratamento de água e efluentes, além de diversas outras atividades, como em processos industriais, agricultura, entre outros. A medição da vazão em líquidos pode ocorrer em canais abertos ou em condutos fechados. Nos canais abertos a superfície do líquido é livre, e ele escoa por gravidade e à pressão atmosférica (um canal de drenagem de água de chuva, por exemplo). Já nos condutos fechados, o líquido preenche totalmente a seção da tubulação, e o líquido escoa com pressão diferente da atmosférica (rede de distribuição de água potável, por exemplo).


As formas de medir a vazão em canais abertos geralmente são através da medição da altura do líquido em um ponto do canal onde há uma restrição ao fluxo de água. Dessa forma, os medidores instalados no canal possuem essa restrição, com dimensões calculadas e padronizados para se obter a vazão a partir da altura do líquido. 


Os principais medidores de vazão em canais abertos que possuem essas características são os vertedores e calhas, como a calha Parshall, a calha Palmer-Bowlus e as calhas H (Já explicamos cada uma delas em mais detalhes aqui no portal).


Como a medição da vazão nos canais abertos está relacionada diretamente com a leitura da altura do líquido, esta leitura deve ser confiável. Em grande parte desses medidores a leitura pode ser feita através de uma régua instalada no medidor, porém ela permite apenas a medição da vazão instantânea do líquido, e local. Já através de sensores ultrassônicos, é possível medir a vazão instantânea, a vazão “totalizada” (volume diário de líquido transportado), além de permitir a leitura à distância, sem necessidade de se deslocar até o local para verificar a altura do líquido.


Os medidores de vazão em canais abertos são muito utilizados em estações de tratamento de água, esgoto sanitário e efluentes industriais, na irrigação e na drenagem pluvial, além de outras atividades.


Em um próximo post iremos abordar sobre os medidores de vazão em condutos fechados.


Em breve faremos uma live com a SanecomFibra sobre este tema. Siga o nosso portal para não perder este evento. A SanecomFibra é especialista em equipamentos para medição de vazão, como Calhas Parshall e Sensor Ultrassônico, Calhas Palmer-Bowlus, Medidores Eletromagnéticos, além de outros.


Saiba mais em: sanecomfibra.com.br


21 visualizações0 comentário

Comments


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page