Peróxido de Hidrogênio: saiba mais sobre este importante oxidante.
Há pouco mais de 200 anos, o farmacêutico e cientista francês Louis Auguste Thénard isolou e identificou uma molécula que atualmente usamos para ajudar a curar uma ferida, em processos de branqueamento, no tratamento de água e efluentes, e até para lançar foguetes ao espaço. Estamos falando do Peróxido de Hidrogênio.
Ele é um composto inorgânico molecular de fórmula química H2O2, que devido à sua capacidade de fornecer oxigênio ativo, é uma solução química versátil e eficaz para inúmeras necessidades industriais e comerciais. Uma solução aquosa envolvendo água e uma concentração de 3% a 9% de Peróxido de Hidrogênio, popularmente conhecida e vendida em farmácias é a Água Oxigenada.
A concentração da Água Oxigenada é determinada em “volumes”. Você sabe o que significa este parâmetro? Para aplicações residenciais, os 10, 20 ou 30 “volumes” significam que o produto contido na embalagem libera 10, 20 ou 30 vezes o volume da solução em oxigênio gasoso. A correlação, porém, é de 3% de concentração m/m de peróxido de hidrogênio em água para cada 10 volumes.
Por exemplo: 100 ml de uma solução 20 volumes, possui 6% de peróxido de hidrogênio e quando todo o peróxido é reduzido ao elemento água H2O, o volume de oxigênio gasoso liberado é de 2 litros.
No tratamento de água e efluentes, o peróxido é amplamente utilizado devido sua capacidade de oxidar a matéria orgânica em diversas etapas do tratamento. Em aplicações de reuso onde há uma alta demanda de qualidade da água, o peróxido de hidrogênio é usado em combinação com a luz ultravioleta que potencializa o seu poder de oxidação no que chamamos de processos de oxidação avançada (AOP). Estes processos são eficazes na remoção de poluentes orgânicos persistentes, como produtos farmacêuticos, pesticidas e compostos orgânicos refratários, quando outros processos não conseguem mais removê-los.
O peróxido de hidrogênio é uma opção eficaz para a redução da carga de poluentes. Seu alto poder oxidante previne a transmissão de gosto e odor à água potável além de sua vantagem de não introduzir contaminantes a água por se decompor apenas em água e oxigênio.
A GR Indústria Química há 25 anos oferece soluções de alta qualidade para o tratamento de água e efluentes, como o Peróxido de Hidrogênio nas concentrações 35, 50 e 60%. Saiba mais em: grindustria.com.br
#oxidacaoavancada #peroxidodehidrogenio #aguaoxigenada #grupogrquimica #desinfeccao #oxidacao #tratamentodeagua #tratamentodeefluentes
Comments