top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Polímeros no tratamento de água e efluentes - Parte 2

Na parte 1 desta série sobre os polímeros no tratamento de água e efluentes explicamos os diferentes tipos de polímeros utilizados, e os mecanismos envolvidos durante sua aplicação no tratamento. Nesta segunda parte vamos abordar sobre as etapas de preparo dos polímeros.


Os polímeros são fornecidos geralmente em pó ou em emulsão. E para que se obtenha a performance de tratamento esperada, os polímeros devem passar por algumas etapas de preparo antes da sua aplicação no tratamento.



Primeiramente, deve-se definir a concentração da solução de polímero a ser utilizada. Normalmente as concentrações são na faixa de 0,1 a 0,5% em massa, ou seja, para 1000 litros de solução se utiliza de 1 a 5kg de polímero. Esta concentração deve ser definida com base no processo de tratamento e do tipo de polímero utilizado.


Após definida a concentração, o polímero deve ser adicionado à água, preferencialmente tratada, em um tanque de preparo com agitação, para ser dissolvido ou hidratado. Esta adição deve ser lenta para evitar a formação de grumos, e a agitação não deve ser excessiva para evitar a quebra das cadeias do polímero. Nesta etapa é iniciada a abertura das cadeias do polímero.


A etapa seguinte é a de maturação, na qual a solução de polímero preparada é deixada sob agitação lenta por algumas horas, para que haja a abertura total das cadeias poliméricas, e assim esteja pronto para ser aplicado no tratamento.


Os polímeros em emulsão já são hidratados, então o tempo necessário para o preparo antes da aplicação acaba sendo consideravelmente menor, em torno de 30 minutos.


Na última parte desta série vamos apresentar as principais aplicações dos polímeros no tratamento de água e efluentes.


A GR Química fabrica e fornece polímeros catiônicos, aniônicos e não iônicos, em emulsão e pó, para as mais diversas aplicações no tratamento de água, efluentes e lodo. Saiba mais em: grindustria.com.br


52 visualizações0 comentário

Comments


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page