Por que a água da torneira fica esbranquiçada? Excesso de cloro ou microbolhas de ar?
Você já deve ter aberto a torneira e a água vir com um aspecto leitoso, mas logo após um breve período ela se torna cristalina novamente. É muito comum o comentário a seguir: “é que a água está com muito cloro!”, ou até outro produto químico.
Este fenômeno se observa geralmente após alguma manutenção na rede de distribuição ou até mesmo quando é realizada uma limpeza na caixa d'água.
O fato é que este efeito é puramente físico, oriundo da entrada de ar na tubulação durante a limpeza ou a manutenção, então quando a água entra novamente no tubo e é pressurizada, em conjunto com o turbilhonamento na linha, faz com que o ar se misture na água em forma de microbolhas, causando este aspecto leitoso.
O efeito é o mesmo que o de uma garrafa de água com gás, sendo que a diferença neste caso é que o gás carbônico (CO2) se desprende em bolhas muito maiores, não chegando a causar este aspecto de "neblina" na água que o ar (N2 e O2) em forma de microbolhas proporciona.
Assim sendo, a água que apresenta este fenômeno é segura para consumo, e não possui excesso de cloro.
Este post foi patrocinado pela SanecomFibra, empresa referência em equipamentos para medição de vazão, como Calhas Parshall e Sensor Ultrassônico, Calhas Palmer-Bowlus, Medidores Eletromagnéticos, além de outros. Saiba mais em sanecomfibra.com.br
コメント