top of page

Requisitos Essenciais para a Remoção de Nitrogênio Amoniacal no Processo de Lodos Ativados

  • Foto do escritor: Moisés Antônio Benvegnú
    Moisés Antônio Benvegnú
  • 1 de ago.
  • 1 min de leitura
ree

Nos esgotos sanitários, o nitrogênio está presente principalmente sob duas formas: nitrogênio amoniacal e nitrogênio orgânico, que juntos compõem o chamado Nitrogênio Total Kjeldahl (NTK). O nitrogênio dos esgotos está associado principalmente a compostos presentes em proteínas, ureia e resíduos celulares.


A amônia livre pode causar mortandade de peixes, inibição de enzimas e desequilíbrio nos ecossistemas aquáticos, além de contribuir para a eutrofização. Por isso, a remoção eficiente do nitrogênio amoniacal de efluentes antes do seu lançamento é fundamental para a proteção da vida aquática.


Nas imagens a seguir você irá conferir como o nitrogênio amoniacal é removido do efluente no processo por lodos ativados, e os principais requisitos para isso ocorrer, como oxigênio dissolvido, pH, alcalinidade, temperatura e idade do lodo.


Salve ou baixe este material para consultas futuras.


Para a remoção de nitrogênio amoniacal em lodos ativados, a eficiência de oxigenação no reator biológico, através do sistema de aeração, é fundamental. A B&F DIAS é referência em sistemas de aeração por ar difuso, e líder na América Latina no setor. Entre em contato para saber mais: bfdias.com.br



Comments


cursos.jpg
grupo.jpg
LIVROS.png
Anuncios blog (10).png
10 cursos.png
bottom of page