top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Sistema de aeração por ar difuso

Em processos de tratamento aeróbios, como por lodos ativados, MBBR, MBR, lagoas aeradas, biofiltros aerados submersos, entre outros, deve haver introdução de oxigênio no meio líquido para que os microrganismos possam oxidar a matéria orgânica e a amônia.


Esta introdução de oxigênio é feita através do sistema de aeração. Os principais sistemas de aeração utilizados são a aeração mecânica e a aeração por ar difuso.


Os aeradores mecânicos podem ter diferentes formatos e características, e geralmente sua função é causar um grande turbilhonamento, expondo o líquido na forma de gotículas ao ar, ocasionando assim a entrada do ar atmosférico no meio líquido.


O sistema de aeração por ar difuso é composto por difusores submersos no líquido, tubulações de transporte e distribuição de ar, sopradores, além de outras unidades. O ar é introduzido próximo ao fundo do tanque, e o oxigênio é transferido ao meio líquido à medida que a bolha se eleva à superfície.


Os principais sistemas de aeração por ar difuso podem ser classificados segundo a porosidade do difusor e o tamanho da bolha produzida:

- difusor poroso (bolhas finas e médias): circular e tubular;

- difusor não poroso (bolhas grossas): tubos perfurados ou com ranhuras.


Um dos difusores porosos mais utilizados atualmente é o de membranas flexíveis. Este difusor consiste em uma membrana que se expande ao receber ar do soprador, permitindo o alargamento de minúsculas aberturas. Quando o ar é desligado, a membrana retorna ao seu formato original, fechando os orifícios, e dificultando a colmatação de fora para dentro.


Em geral, quanto menor o tamanho da bolha de ar, maior a área superficial disponível para a transferência de gases, ou seja, maior a eficiência de oxigenação. Por esta razão, os sistemas de aeração com bolhas finas são os mais eficientes na transferência de oxigênio.


Além disso, a taxa de transferência de oxigênio pode ser adaptada para se ajustar às variações da demanda através do controle dos sopradores e do sistema de distribuição de ar.


Devido a esses fatores, os sistemas de aeração por ar difuso apresentam maior eficiência, podendo alcançar uma economia de energia de até 60% em relação à aeração mecânica.


No entanto, é importante avaliar as necessidades específicas de cada ETE antes de escolher o sistema de aeração mais adequado.


A B&F Dias é a maior empresa de sistemas de aeração por ar difuso do hemisfério sul, com mais de 5000 ETEs atendidas em diversos países. Ela oferece sistemas de aeração fixos e removíveis, diversos tipos de difusores, sopradores, sistemas de limpeza, além do serviço de consultoria em sistemas de aeração.


Confira no vídeo abaixo as diferentes soluções em aeração oferecidas pela empresa.


Saiba mais em: bfdias.com.br





314 visualizações0 comentário

Kommentare


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page