top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Tecnologia na Gestão de Recursos Hídricos: Live sobre os desafios e a importância.

A gestão eficiente dos recursos hídricos é fundamental para o nosso planeta e o bem-estar humano. No entanto, ainda existem grandes desafios na gestão dos recursos hídricos, como a escassez de água, a poluição e a ineficiência dos sistemas atuais, que devem ser superados.



Nesse contexto, a tecnologia e o uso de sistemas automatizados e inteligentes são grandes aliados no desenvolvimento de soluções que podem ajudar a resolver os problemas atuais. Entre alguns exemplos podemos citar:


- Monitoramento em tempo real: sensores e telemetria permitem acompanhar a qualidade e quantidade da água nos mananciais, auxiliando na gestão do uso de água, como captação para abastecimento público, irrigação, geração de energia, lançamento de efluentes, entre outros.


- Detecção de vazamentos: tecnologias identificam vazamentos antes que se tornem problemas significativos, auxiliando na redução das perdas de água.


- Eficiência no uso da água: automação e digitalização otimizam processos de captação, tratamento e distribuição de água.


- Previsão de enchentes e secas: a modelagem computacional ajuda a mitigar impactos. Além disso, sensores de níveis instalados nos rios, pluviômetros automáticos e imagens de satélites formam uma base de dados para alertas de cheias e secas.


- Processos de tratamento mais eficientes e sustentáveis: o aprimoramento das tecnologias existentes de tratamento de água e efluentes, e o desenvolvimento de novas tecnologias, permitem a elaboração de projetos que demandam menos área e tempo na implantação de estações de tratamento, aumentam a eficiência energética, reduzem custos de instalação, operação e manutenção, além de atingirem uma melhor qualidade da água ou efluente final.


A tecnologia é essencial para garantir um futuro sustentável e abundante em água!


O uso da tecnologia na gestão dos recursos hídricos será o tema da nossa próxima live, que será transmitida no dia 03/04 às 14h, em nosso canal do Youtube (link abaixo), ou no Instagram da SanecomFibra.


Nesta live iremos conversar com a Renata Sardinha, da SanecomFibra, e com o Bruno Muswieck, da Eletroeste.






20 visualizações0 comentário

Comments


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page