top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Tratamento Preliminar do Esgoto Sanitário

O esgoto bruto, após ser coletado e bombeado para a Estação de Tratamento de Esgoto - ETE, passa primeiramente pelo sistema de tratamento preliminar, para prepará-lo para as etapas seguintes de tratamento.

O sistema de tratamento preliminar é constituído pelo gradeamento, pelo desarenador ou caixa de areia, e pelo medidor de vazão. E geralmente são instalados nessa mesma ordem.

GRADEAMENTO


O gradeamento possui o objetivo de remover os sólidos grosseiros presentes no esgoto bruto, que são bastante variados, como pedaços de madeira, detritos, embalagens, além de outros.


A remoção destes materiais é de fundamental importância para proteger os equipamentos de transporte do esgoto, como bombas e tubulações, e dispositivos utilizados nos processos, como aeradores, difusores de ar, raspadores e meios filtrantes. Além disso, esta remoção é importante também para evitar que estes sólidos cheguem no corpo receptor.


O gradeamento é formado por uma ou mais grades. Existem diferentes tamanhos de grades que podem ser utilizadas, dependendo do tamanho dos sólidos que se pretende remover. As grades de barras são classificadas em grades grossas, médias ou finas, de acordo com o espaçamento entre as barras. Além dessas, há também as peneiras.


DESARENADOR


A função do desarenador, ou caixa de areia, é remover a areia. É importante remover a areia do esgoto para evitar a abrasão dos equipamentos e unidades subsequentes. Além disso, diminui-se o risco de obstrução em tubulações, calhas, poços de acumulação, tanques e orifícios.


As partículas removidas possuem diâmetro entre 0,1 e 0,4mm e são separadas por sedimentação. A areia possui densidade maior que os sólidos orgânicos, e dessa forma acabam sedimentando antes.


O desarenador geralmente é formado por dois canais onde ocorre a sedimentação da areia. Enquanto um é utilizado, o outro fica isolado, possibilitando a manutenção do sistema.


MEDIDOR DE VAZÃO


A medição da vazão não é um processo de tratamento, mas possui papel fundamental na estação, pois vários processos de tratamento possuem relação com a vazão. Além disso, a estação possui licença de operação para operar dentro de um limite de vazão.


A medição é feita geralmente através de uma Calha Parshall e medidor de nível ultrassônico. A vazão que está passando pela calha é determinada através da altura do nível da água antes da queda e das dimensões da calha. Esta altura pode ser medida manualmente com uma régua, ou de forma automática através do medidor ultrassônico.


Após estas 3 etapas do tratamento preliminar, o esgoto segue para as etapas seguintes de tratamento.


A SanecomFibra fornece sistemas de tratamento preliminar pré-fabricados em PRFV, que você pode conferir no vídeo abaixo. Oferece também como opcionais: suporte e medidor ultrassônico, tampas e peneira estática acoplada. Confira aqui:



120 visualizações0 comentário

Comments


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page