top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Água e Efluentes em uma usina termelétrica - Resumo da série

Nesta série mostramos a importância e os processos de tratamento da água nas usinas termelétricas. Abaixo você pode conferir o resumo dos 4 posts da série, e o link para cada um deles. Além disso, juntamos aqui todas as imagens utilizadas nos posts.


Post 1 - Principais usos da água na usina (Link AQUI)


Neste primeiro post explicamos como a água é utilizada para a geração de energia elétrica em uma usina termelétrica, apresentamos alguns dados sobre a geração de energia no país e a importância das termelétricas na matriz energética nacional. Apontamos também os principais processos utilizados que envolvem água na usina, e abordamos o pré-tratamento da água bruta.


Post 2 - Desmineralização de água (Link AQUI)


No segundo post foram apresentados os dois principais processos de remoção de íons da água para geração de vapor: a desmineralização com resinas de troca iônica e a osmose reversa seguida de eletrodeionização. Também foi abordada a importância da qualidade da água utilizada para geração de vapor na caldeira.


Post 3 - Torre de resfriamento e ciclo térmico (Link AQUI)


Neste post foi explicado o funcionamento dos principais equipamentos e sistemas do ciclo térmico, como a turbina, o condensador e a torre de resfriamento. Além disso, mostramos a importância do tratamento da água da torre de resfriamento e do controle dos ciclos de concentração dos sais.


Post 4 - Tratamento dos efluentes (Link AQUI)


No quarto e último post, apresentamos os diferentes efluentes gerados na usina, incluindo as correntes ácidas e alcalinas dos processos de desmineralização de água, purgas, efluentes de lavagens de pisos e equipamentos, e esgoto sanitário. Mostramos também alguns dos processos e alternativas utilizadas para tratamento e reúso dos efluentes.


Para finalizar, é importante destacar que o controle a qualidade da água utilizada em uma usina termelétrica é de suma importância, pois rompimentos em tubos de caldeira, desbalanceamento de turbina, e incrustações no condensador exigem parada de toda a unidade, que pode levar vários dias para manutenção e reparos. Isso reflete em menos geração de energia e, consequentemente, prejuízos financeiros grandes para a empresa.


Imagem de capa: CGT Eletrosul





146 visualizações0 comentário

Comments


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page