A aula que eu queria ter tido quando comecei a trabalhar em ETE
- há 1 hora
- 2 min de leitura

Quando comecei a trabalhar com a operação de estações de tratamento de esgoto sanitário, em uma Companhia de saneamento, lá em 2013, tive que ler muitos livros sobre o assunto, passar bastante tempo dentro das ETEs, e aprender com os colegas mais experientes. Na época, praticamente não havia cursos específicos na área. Então, a única forma de entender o que acontecia na ETE era essa. E na verdade, continua sendo uma ótima maneira de aprender.
Porém, se eu tivesse tido a oportunidade de participar de um curso introdutório sobre ETE, para ter uma noção básica dos processos de tratamento do esgoto, teria me ajudado muito. Tanto que alguns anos depois, eu e alguns colegas montamos um curso de ETE para os operadores e técnicos que estavam entrando na empresa.
O curso foi um sucesso, pois percebemos que para a maioria das pessoas o que faltava era a base: entender o que significava cada parâmetro que era monitorado, o que acontecia e para que servia cada uma daquelas etapas da estação, e como todas essas informações se conectavam.
Depois de muitos anos trabalhando com tratamento, eu decidi criar um curso com este mesmo objetivo: ensinar o básico, com uma didática interessante, mas não de forma superficial, e que pudesse ser acessível a todos os profissionais que já atuam ou pretendem atuar na área.
No Curso Básico de Tratamento de Esgoto Sanitário, eu tentei juntar o conhecimento teórico e a experiência prática que adquiri, em aulas que eu gostaria de ter tido quando iniciei minha carreira.
Tenho certeza que irá te ajudar também!
Vou deixar abaixo uma aula gratuita que faz parte do meu curso. E, caso você queira saber mais sobre ele, clique AQUI.
Autor: Moises Antonio Benvegnú, engenheiro químico, diretor geral e cofundador do Portal Água e Efluentes.














Comentários