top of page
Buscar

A importância da pré-filtração em sistemas de osmose reversa

A osmose reversa, ou osmose inversa, é um processo amplamente utilizado para a purificação da água em diversas aplicações, desde tratamento de água potável até a produção de água ultrapura em indústrias. A eficiência e o desempenho da osmose reversa dependem de vários fatores, e um dos mais importantes é a pré-filtração adequada.


A pré-filtração atua como uma barreira de proteção da osmose. Partículas sólidas e sedimentos, como areia, lodo, óxidos oriundos de corrosão, e também restos de manutenção na linha podem causar bloqueios e até mesmo ruptura das membranas, reduzindo sua vida útil e eficiência.

Uma das tecnologias mais utilizadas com pré-filtração de osmose reversa são os filtros cartuchos. Existem três tipos mais utilizados:


Cartucho bobinado, que atua com um novelo onde várias camadas de um fio de polipropileno são enroladas em torno de um molde vazio, fazendo com que a filtração ocorra em todo o interior desta bobina. Possui uma especificação de diâmetro nominal, ou seja, filtra partículas com um tamanho aproximado do seu valor nominal mas algumas partículas maiores do que a especificação acabam passando.


Os cartuchos melt-blown ou liso porosos, são obtidos através da fusão do polipropileno em um molde, resultando em um cartucho mais rígido. Este tipo de cartucho é mais resistente mecanicamente que o bobinado e também possui especificação nominal.


Já os cartuchos plissados tem um aspecto sanfonado, e são compostos de um tecido corrugado com os poros de tamanho uniformemente distribuídos. Eles são aplicados onde o controle do tamanho de partícula é mais crítico, então possui uma especificação de diâmetro absoluta, ou seja, nenhuma partícula maior do que o tamanho especificado pode passar adiante.

Uma carga de cartuchos utilizados na pré-filtração custa aproximadamente 100x menos do que uma reposição de membranas do sistema posterior, por esta razão em todo sistema de osmose demanda em sua entrada um filtro de cartuchos como proteção.


Ao proteger a membrana e reduzir a carga de sólidos, a pré-filtração melhora também a eficiência geral do processo. Com uma membrana limpa e menos obstruída, o fluxo de água aumenta, permitindo que o sistema opere de forma mais eficiente. Além disso, a pré-filtração adequada ajuda a reduzir a frequência de limpeza e manutenção da membrana, o que resulta em menor consumo de água, produtos químicos e energia, bem como em custos de manutenção reduzidos.


A B&F Dias oferece sistemas de tratamento por membranas, como osmose reversa e ultrafiltração, e também sistemas de pré-tratamento, como os cartuchos citados acima. Saiba mais em: bfdias.com.br



77 visualizações0 comentário

Comments


Imagem_blog3.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page