Clarificação e Filtração na ETA: A Arte de Remover Sólidos e Turbidez da Água.
- Moisés Antônio Benvegnú

- há 2 dias
- 1 min de leitura

O tratamento de água em uma Estação de Tratamento de Água (ETA) convencional consiste em uma sequência de processos físico-químicos para adequar a água bruta aos padrões de potabilidade.
Grande parte dos contaminantes da água bruta, captada em mananciais, estão presentes na forma de sólidos suspensos, como substâncias inorgânicas e microrganismos, que elevam a turbidez da água.
Na ETA, os principais processos de tratamento são voltados a remover esses sólidos e reduzir a turbidez da água. A clarificação, composta por coagulação, floculação e decantação, tem o objetivo de remover a maior parte dos sólidos suspensos através da formação e sedimentação de flocos. A filtração atua como um polimento final, retendo partículas menores remanescentes
Neste post você irá entender melhor como funcionam as etapas de clarificação e filtração, e visualizar cada etapa em uma ETA em operação.
As ETAs produzidas pela Faé Industria são compactas, podem ser fabricadas em aço carbono ou aço aço inoxidável, e são dimensionadas de acordo com a necessidade identificada a partir de análises da água a ser tratada.
Apresentam elevada praticidade de operação e ótima relação custo x benefício, compactas, resultam em menor uso de área e facilidade no transporte.
Confira no vídeo abaixo.
Saiba mais em: https://faeindustria.com.br/estacoes-de-tratamento-de-aguas-e-efluentes/eta---estacao-de-tratamento-de-agua














Comentários