top of page

Abrandamento e Desmineralização - Você sabe qual é o momento certo de realizar a Regeneração das Resinas de Troca Iônica?

  • Foto do escritor: Moisés Antônio Benvegnú
    Moisés Antônio Benvegnú
  • há 4 dias
  • 1 min de leitura

A determinação do momento para regenerar resinas de troca iônica é baseada no monitoramento contínuo de parâmetros específicos que indicam a saturação (exaustão) do leito.


Para o abrandamento, o parâmetro principal é a dureza total, que sinaliza a fuga de íons cálcio e magnésio. Para a desmineralização, o processo é dividido: na resina catiônica, um aumento súbito da condutividade elétrica indica a fuga de sódio; na resina aniônica, o monitoramento da sílica e da condutividade é essencial, pois a sílica é o primeiro íon a escapar e seu controle é vital para sistemas de alta pressão.


A regeneração preventiva, baseada no volume de água tratada (vazão x tempo), é uma prática segura, mas a verificação analítica confirma o ponto exato de saturação, otimizando o processo.


Saiba mais no vídeo abaixo:



A BBI Filtração fornece módulos de ultrafiltração, nanofiltração, osmose reversa, e resinas de troca iônica da NanoH2O. Além de diversos produtos para montagem de sistemas de tratamento de água, como vasos de pressão, tanques em PRFV, materiais filtrantes, filtros, válvulas, entre outros.


Entre em contato: bbifiltracao.com.br


Comentários


Mais recentes:

bottom of page