top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Conheça o SDI, um importante parâmetro em sistemas de tratamento por osmose reversa

Você sabe o que é o SDI?


Esta sigla vem do inglês “Silt Density Index” e se traduz como “Índice de Densidade de Sedimentos”. Este é um importante parâmetro usado no tratamento de água com membranas de Osmose Reversa ou Nanofiltração.


Sua análise é feita de maneira prática, com um equipamento que se conecta ao ponto de medida, e deve ter pelo menos 2 bar(g) de pressão. Pressão de bar(g) é a pressão, em unidades de bar, acima ou abaixo da pressão atmosférica


O equipamento é relativamente simples e consiste de uma válvula, uma reguladora de pressão e um porta filtro para um filtro de papel de 0,45 μm de poro. Com o equipamento conectado à rede, e a reguladora de pressão ajustada a 2 bares, se abre a válvula e se coleta 500 ml de água, anotando o tempo (T1) que se leva para encher o recipiente graduado.


Então o equipamento é deixado com água passando por 15 minutos. O filtro normalmente vai colmatando (bloqueando-se) com os sedimentos presentes na água, e então o fluxo vai caindo. Quando se completam os 15 minutos, novamente medimos o tempo (T2) que leva para coletarmos os 500 ml. T2 sempre é superior a T1, pois a vazão de água vai reduzindo ao longo dos 15 minutos (confira o cálculo do SDI15 na imagem).



O SDI é usado para dar uma ideia de quantidade de sedimentos que desfavorecem a operação de nanofiltração (NF) e osmose reversa (RO), e serve como base para projetar unidades de pré-tratamento por Ultrafiltração (UF) ou filtro multimídia. A partir do valor obtido na análise pode-se concluir o seguinte:


SDI < 1: Melhor condição para a RO, geralmente filtrado de UF chega nestes níveis.

SDI < 3: Aceitável na maioria dos casos, um bom filtro multimídia pode entregar.

SDI 3 - 5: Alta carga de sedimentos, limpeza química da RO será frequente.

SDI > 5: Condição inaceitável para membranas, é necessário pré-tratamento adicional.


Além disso, é uma boa prática guardar os filtros de papel que são gerados no teste, pois estes apresentam coloração específica, e dependendo do histórico, se pode detectar o tipo de sedimento presente na água.


A BBI Filtração fornece soluções para sistemas de osmose reversa, como membranas e acessórios, além de carcaças slim e big blue. Possui ainda uma linha própria de membranas de osmose reversa. Confira em: bbifiltracao.com.br



37 visualizações0 comentário

Comments


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page