top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Hipoclorito de Sódio: origem e importância

Em Paris, no ano de 1785, uma fábrica no bairro de Javel desenvolvia produtos para utilização no ramo têxtil. Eis que um dia, Claude Louis Berthollet estava estudando as reações do gás cloro (Cl2) com carbonato de sódio (Na2CO3), e se deparou com uma substância com um potencial nunca visto para branquear tecidos de algodão. Ele tinha acabado de produzir o hipoclorito de sódio (NaClO).


O produto fez muito sucesso no ramo têxtil. Mas foi outro cientista, Percy, que descobriu o potencial bactericida (antes mesmo de se comprovar a existência de bactérias). O uso do produto para limpeza dos leitos e superfícies se espalhou pelos hospitais franceses, e na primeira metade do século XIX, houve uma redução de aproximadamente 50% da mortalidade por infecções.



Em tratamento de água, a primeira utilização do hipoclorito como agente de oxidação foi em uma ETA de Londres, já em 1897, devido a uma epidemia de tifo. O uso foi um sucesso, conseguindo frear a doença na região atendida pela ETA. O hipoclorito de sódio no tratamento de água evita milhares de mortes anualmente. Não é à toa que na França este produto continua sendo chamado em homenagem ao bairro onde foi sintetizado pela primeira vez: “Água de Javel”.


Apesar de seu uso continuado há mais de 200 anos, o hipoclorito de sódio ainda é um dos oxidantes e desinfetantes mais utilizados do mundo. Ele é altamente eficaz na inativação de microrganismos patogênicos e na desinfecção de superfícies. Este produto age de forma rápida, o que é essencial em aplicações que exigem desinfecção imediata, sendo utilizado no tratamento de água e efluentes, desinfecção de piscinas e limpeza industrial em diversos segmentos.


A empresa GR Indústria Química possui fabricação própria de Hipoclorito de Sódio, oferecendo soluções de alta qualidade nas concentrações de 6, 10 e 12%. Assim, é possível garantir a pureza e eficácia do produto, promovendo água limpa e segura para consumo humano e a devolução de efluentes tratados ao meio ambiente, em total alinhamento com os regulamentos e normas. 


Saiba mais em: grindustria.com.br



53 visualizações0 comentário

Comments


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page