top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Partida de motores de bombas

Os motores são equipamentos fundamentais em estações de tratamento. Seu uso acoplado às bombas permite a transferência da água entre níveis distintos, ou a própria pressurização, usada em processos como a osmose reversa.


Neste post, vamos falar de algo importante no que se refere à vida útil das bombas e aos modos de operação. Você sabia que existe uma recomendação para a quantidade de partidas por hora e tempo de repouso entre partidas?


Em geral, o número máximo de partidas por hora para um motor depende de sua potência (HP) e velocidade (número de polos). Em geral, quanto menor a potência, mais partidas são permitidas por hora, e quanto mais lento o motor (maior número de polos), mais partidas são permitidas por hora. Por exemplo, um motor de 10 HP de 2 polos permite 6,2 partidas por hora com 92 segundos de folga antes da próxima partida. Um motor de 6 polos de 10 HP permite 14,2 partidas por hora com 41 segundos de folga antes da próxima partida.


Na tabela mostramos as recomendações para cada tamanho de motor, e é importante observar que esses valores são baseados nas diretrizes da NEMA (National Electrical Manufacturers Association) para motores com classes de isolamento A e B. Estas recomendações se dão porque em cada partida, o motor produz um aquecimento extremo extra, fazendo com que o motor atinja uma temperatura que afeta o bom rendimento e a longevidade dos componentes internos.

Esta tabela apresentada é genérica, e nem sempre é visível na placa o tipo de motor com base nesta classificação. Para um correto uso de uma bomba ou para a programação de sistemas de controle, sempre consulte o manual do equipamento específico ou consulte o fabricante para saber as recomendações de partida e parada.


Confira as opções de bombas que temos disponíveis em nosso catálogo: https://www.aguaeefluentes.com.br/bombas-centrifugas-sanitarias


Referência: NEMA Standards MG 10 tabela 2-3



30 visualizações0 comentário

Comments


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page