top of page

Perda de carga em sistemas de aeração por ar difuso - Parte 3

  • Foto do escritor: Moisés Antônio Benvegnú
    Moisés Antônio Benvegnú
  • 27 de out. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 4 de jul.

Além da perda de carga dos difusores, o dimensionamento do sistema e sopradores deve levar em conta outras particularidades como a velocidade adequada de aplicação, diâmetros, tipos de válvulas, conexões e caminhamento da tubulação de interligação que liga sopradores ao tanque de aeração ou lagoa aerada.


Na prática, atendo-se à tubulação de interligação ou de distribuição de ar, a atenção deve estar voltada à redução da perda de carga ao longo do caminho percorrido pelo ar da forma mais sutil possível.


O dimensionamento do sistema, bem como o percurso da tubulação de interligação precisa ser pensado de forma a minimizar essa inevitável perda e assim também aumentar a eficiência energética de uma ETE. Pode parecer simples, mas essa simplicidade pode trazer ótimos resultados no processo, tanto sob o ponto de vista de eficiência de tratamento, como também na eficiência energética.


O gráfico da imagem ajuda entender melhor porque todo o cuidado é pouco para um dimensionamento eficiente da tubulação de distribuição de ar, uma vez que a aeração dentro do processo como um todo é aquele que consome maior energia.


Em suma, a perda de carga é a soma da carga de elevação, carga de velocidade e carga de pressão do ar dentro do percurso dessa tubulação. Essa perda está diretamente ligada a velocidade do ar, comprimento da tubulação, diâmetro da tubulação e também às conexões e válvulas presentes nesse percurso.


Fatos sobre perda de carga e dimensionamento da sua tubulação:


1. Quanto menor a perda de carga, menor o consumo de energia;

2. Quanto maior a vazão de ar por difusor, maior perda de carga;

3. Quanto maior perda de carga, maior a temperatura na tubulação e no sistema;

4. A profundidade do tanque deve ser levada em conta no dimensionamento;

5. Analise e otimize o caminho a ser percorrido pela tubulação de interligação;

6. Perda de Carga nos Difusores – monitore possíveis incrustações nas membranas;

7. Diâmetro da tubulação - achar um equilíbrio entre custo x velocidade do ar na tubulação.


A B&F Dias é a maior especialista em sistemas de aeração por ar difuso do Hemisfério Sul com mais de 33 anos de experiência. Saiba mais em bfdias.com.br


ree

Comentários


Mais recentes:

bottom of page