top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Preciso saber identificar todos os microrganismos para analisar o lodo ativado?


No início da análise microscópica, dá uma certa ansiedade em conseguir absorver todas as informações desse mundinho pequeno e vasto ao mesmo tempo, pois são muitos detalhes envolvidos e muitos (muuuitos) microrganismos que podem estar presentes numa lâmina. Mas vamos com calma, ok? Por partes.


Primeiro, você não precisa conhecer de tudo para começar a criar intimidade com a microscopia. Boa parte do conhecimento que possuo veio da observação rotineira e da análise dos parâmetros envolvidos na saúde do lodo ativado.


Segundo, você absolutamente não precisa conhecer nome e sobrenome (família e espécie) de cada microrganismo encontrado na lâmina. Mas precisa sim conhecer alguns detalhes de cada grupo para saber onde enquadrá-los, isso vai facilitar a análise dos resultados.


Hoje vamos nos concentrar apenas nos protozoários, que podem se dividir em 4 grandes grupos, sendo eles:


Ciliados livres – possuem “cílios” em suas extremidades ou em todo o corpo, que os ajudam a se locomover e na alimentação. Como o nome sugere, são livres e nadam entre e ao redor dos flocos. É um bichinho deste grupo que ilustra este post.


Ciliados fixos – também possuem “cílios”, mas somente na extremidade que pode ser considerada como boca, que os ajuda na alimentação, visto que este grupo fica fixado em alguma partícula sólida sempre, como o floco.


Rotíferos – são metazoários muito mais complexos, que possuem todo um sistema digestivo por dentro. Eles passeiam através do lodo, auxiliados pela estrutura que se assemelha a um pé, que o ajuda a se impulsionar. Possuem uma coroa de cílios na boca, que fica aparente quando estão se alimentando.


Tardígrados – também um metazoário, se parece com um ursinho, tendo 4 pares de patinhas com unhas, que os ajuda na locomoção e a quebrar a parede celular de outros microrganismos para se alimentar.


Te ajudei ou ficou com alguma dúvida? Me diz aqui nos comentários.

Eu sou Iuli Theisen, Engenheira Química especialista em Microbiologia de Lodos Ativados.


Em Novembro/2022 teremos um curso totalmente online sobre Microbiologia. Fique atento aqui para mais informações que podem salvar sua ETE.


Me encontre no LinkedIn: https://lnkd.in/dz8xD-Hq

Me encontre no Instagram: @bichinhosdaete

34 visualizações0 comentário

Comments


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page