top of page
Faixa blog livros.png
Buscar

Carvão ativado: conheça sua importância na purificação de água

Você conhece a função do carvão ativado no tratamento de água?


O carvão ativado é um material muito utilizado no tratamento de água, por possuir a capacidade de remover da água determinadas substâncias químicas, principalmente compostos orgânicos e cloro, através do mecanismo de adsorção.


A adsorção é um processo onde uma partícula solúvel fica ligada a uma superfície sólida através de uma força de atração fraca, como a força de Van der Waals. O carvão ativado é um excelente adsorvente, contendo uma área superficial média de 1000 m² por grama. Isto significa que a área total no interior dos grãos de 7 gramas de carvão ativado possui a mesma área que um campo de futebol! 



Em uma estação de tratamento de água (ETA), quando necessário, o carvão é adicionado logo após o coagulante, para aproveitar a mistura rápida que esta etapa proporciona. Ele é então removido na decantação juntamente com o lodo. 


O carvão ativado pode ser utilizado para várias finalidades. Em uma ETA, por exemplo, ele pode servir para remover substâncias que conferem cor, odor ou mau gosto à água. Este problema é frequente em muitos locais onde a captação de água da ETA é uma barragem ou lago, e ocorre a proliferação excessiva de algas na água, principalmente no verão.


No tratamento de água para fins industriais, como na geração de vapor em caldeiras, por exemplo, ele é utilizado para remoção de cloro, mas não se limita a este uso. Em sistemas de desmineralização de água, é importante remover o cloro da água antes da entrada no sistema, pois ele pode causar oxidação das membranas de osmose reversa e de algumas resinas de troca iônica. 


No uso residencial, os cartuchos de carvão ativado são muito utilizados em filtros instalados junto ao ponto de consumo, principalmente para remoção do cloro residual, já que muitas pessoas preferem beber água da torneira sem aquele odor e gosto característico do cloro na água de abastecimento. Além disso, ele também é utilizado para remover substâncias que conferem odor e gosto, que não foram totalmente removidas na ETA.


A BBI Filtração é especialista em sistemas para purificação de água, fornecendo diversos tipos de elementos e cartuchos filtrantes. Possui fabricação própria do Carbon Block, um cartucho de carvão ativado compacto, de origem vegetal. Além do carvão ativado, também pode-se incluir a prata coloidal no Carbon Block, a qual evita a proliferação de bactérias.


Saiba mais em: bbifiltracao.com.br



39 visualizações0 comentário

Comentarios


1.png
2.png
4.png
5.png

Consultoria em Redução de Custos e Reúso Agrícola de Lodos

bottom of page